O governo da Alemanha – e, mais recentemente, também o da Noruega – anunciaram que vão doar unidades do carro de combate Leopard 2 para a Ucrânia, como parte do seu pacote de assistência militar para o país da Europa Oriental, envolvido em uma guerra contra a Rússia desde fevereiro de 2022.
+ Alessandra Ambrosio curte jantar com amigos em Ipanema
+ Conheça o novo tanque de guerra KF51 Panther
+ Veja 5 tanques de guerra em uso há mais de 70 anos
+ AbramsX: o tanque americano M1 com motor híbrido
Substituto do Leopard 1 usado pelo Exército Brasileiro, o alemão Leopard 2 entrou em serviço em 1979. Apesar das mais de quatro décadas nos campos de batalha, o carro de combate ainda é considerado um dos mais poderosos do mundo, estando em serviço em suas versões modernizadas no Exército Alemão e também no de outros países europeus, além de nações como Chile e Canadá.
Em sua versão mais atual, a 2A7V, o Leopard 2 pesa 66,5 toneladas preparado para combate e está equipado com um motor V12 biturbo a diesel de 1.500 cv, podendo rodar até 340 quilômetros com 1.200 litros de combustível e atingir uma velocidade máxima de 70 km/h.
Já o armamento principal é um canhão de 120 mm, que pode utilizar munição antitanque capaz de penetrar uma blindagem de aço de 560 mm mesmo com o disparo feito a uma distância de 2.000 m. O armamento secundário é composto por duas metralhadoras, sendo que uma delas pode ser controlada de maneira remota.